sexta-feira, 10 de abril de 2015

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES



Você sabe qual a importância de uma árvore?

Clique para ampliar a imagem

 o  Uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência
o    Retém CO2
o    Árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação
o    Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local
o    Desenvolvem um papel importantíssimo no ecosistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade
o    Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares
o    Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos
o    Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes
o    Beleza natural para nossos olhares e almas

Pesquisadores descobriram que a passagem de ar sobre extensas florestas produz, no mínimo, duas vezes mais chuvas que sobre aquelas de pouca vegetação. Saiba mais sobre a importância das árvores



Estima-se que, ao passo atual, em 2050, a destruição das florestas terá reduzido a chuva na Amazônia em 21% na estação de seca. Foto: Shutterstock

Entre tantos papéis fundamentais, as florestas servem para regular a temperatura do planeta, bem como purificar sua água. Porém, a mortalidade florestal resultante das secas e do calor excessivo vem aumentando. Grandes perdas têm sido notadas nas florestas tropicais, como a Amazônica e a do Congo, gerando impactos na quantidade de chuva dessas regiões — tanto quanto nas populações que vivem nelas ou próximas a elas.
Pesquisadores da Universidade de Leeds e do Centro para a Ecologia e Hidrologia da Grã-Bretanha (NERC) descobriram que, para a maior parte da cobertura tropical, a passagem de ar sobre extensas florestas produz, no mínimo, duas vezes mais chuvas que o mesmo fenômeno sobre aquelas de pouca vegetação.


       Estima-se que, ao passo atual, em 2050, a destruição dessas florestas terá reduzido a chuva na Amazônia em 21% na estação de seca. “O Brasil fez um bom progresso ao desacelerar as históricas altas taxas de devastação. Nosso estudo enfatiza que esse progresso tem de ser mantido”, pondera o pesquisador Dominick Spracklen, coordenador dos estudos.


O reflorestamento é de grande importância no combate às mudanças climáticas. No aumento dos recursos hídricos, na redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes, no aumento do estoque sustentável de madeira legal, seqüestro de CO2 e redução do efeito estufa. 
· As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água.
· Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um percentual de 15% a 50%.
· A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. Nas cidades as temperaturas costumam registrar entre 05 e 09 graus a mais do que nas regiões onde existem árvores.
· As árvores são um meio de refrigeração natural que reduz a necessidade da construção de centrais hidrelétricas e nucleares.
· Contribuem com as correntes subterrâneas e à manutenção dos rios
· As árvores convenientemente plantadas reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.
·   Servem de barreiras visuais.
·   É uma fonte constante de combustível para estufas e usinas.
·  O manejo planejado e controlado de florestas é uma fonte sustentável de madeira.
·  As árvores de uma zona residencial ou comercial, bem colocadas e cuidadas, podem aumentar o valor dos imóveis, além de protegê-las do vento.
·  As florestas têm papel, importante na preservação da Fauna e da Flora silvestres.

A importância das árvores na cidade

As árvores são o maior patrimônio ambiental que existem nas cidades, pois elas abrigam os pássaros que espalham as sementes, que comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, aí fica bem mais gostoso andar nas cidades. Você pode caminhar e ser mais saudável. Se na sua casa  tiver uma árvore, você não precisará pintá-la toda hora, já que a pintura será protegida do sol. O asfalto em frente da sua casa também ficará menos quente. 
As 
árvores embelezam as nossas cidades e causam o chamado  efeito psicológico: é quando percebemos a natureza e nos sentimos bem. 
Não basta plantar
 árvores na calçada, elas precisam ser cuidadas. Quando vier alguém cuidar dela, pode ser que tenha que cortar um galho ou um ramo, que é a poda. Mas, repare bem, a poda não pode ser exagerada, pois ela pode causar mal para a planta.

importância das árvores para o equilíbrio do planeta

A Importância das árvores para o equilíbrio do planeta vai mais longe. Embora com uma grande variedade, elas apresentam uma característica comum: todas fazem fotossíntese. O que significa dizer que durante o dia elas absorvem radiação solar e gás carbônico e liberam oxigênio e água. Pensando que nossa respiração é o contrário desse processo (respiramos oxigênio e liberamos gás carbônico), fica fácil entender a importância de uma árvore para a nossa sobrevivência. No entanto, o ponto forte desse mecanismo não é apenas a produção do oxigênio, mas também a liberação de água. Na Amazônia, por exemplo, a quantidade de água proveniente das árvores é tão grande que regula as chuvas de quase todo o mundo. Porém, mais uma vez, não precisamos ir tão longe, pois as árvores das áreas urbanas também têm um papel muito importante.


Rafael Morais Chiaravalloti e Luciani Maria Vieira Rocha revelam caracteristicas das árvores que as tornam essenciais para a Terra




As árvores são organismo essenciais para o equilíbrio do planeta Terra principalmente pela realização da fotossíntese. Assim, elas absorvem radiação solar e gás carbônico durante o dia liberando oxigênio e água, sendo este um processo contrário à respiração humana. Além do mais, a liberação de água é extremamente importante para o controle da umidade climática.
Vários pesquisadores revelam a importância das árvores para amenizar o clima em áreas urbanas, controlando a radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar. Muitos estudos foram realizados para comparar a diferença de temperatura entre áreas cobertas por prédios altos e margens arborizadas. Entre estas pesquisas, encontrou-se uma diferença de 3°C em uma mesma avenida de São José do Rio Preto.

As características tão incríveis e importantes das árvores vão além disso. Eles são os organismos que mais apresentam variações para se adaptar ao meio em que estão. Como exemplo, pode-se citar a salicina, substância que surgiu no Salgueiro para proteção de fungos e bactérias. Esta mesma substância foi utilizada para a produção de aspirina. Da mesma forma, muitos outros compostos presentes nas árvores são de extrema importância farmacêutica e para a elaboração de cosméticos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário