PROGRAMA
NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO
EDIVAL DOS SANTOS
PROJETO
DE OLHO NA LEITURA E ESCRITA DAS PALAVRAS
Projeto
apresentado ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia
Educacional – PROINFO, do Ministério da Educação, para o cumprimento das
atividades do curso e obtenção de aprovação.
Ministrante: Erivaldo da Silva Santos
JAÇANÃ –
RN
2012
|
Escola Municipal Oscar Cordeiro da Costa
Rua: José Vicente da
Silva
Bairro: Conjunto
Flores,
Município:
Jaçanã – RN.
E-mail: oscarcordeiro@bol.com.br
Professor:
Edival
dos Santos
Público
alvo: 3º ano do ensino fundamental
SUMÁRIO
1. INTODUÇÃO
Leitura
e escrita no ensino fundamental tem sido assunto de grandes discussões entre
aqueles que promovem a educação, pois o professor do ensino fundamental tem se
deparando bastante com alunos que apresentam dificuldades na leitura e
imperfeição na escrita. E é por este e outros motivos que este projeto visa
proporcionar meios, através das tecnologias, que lhe impulsione ao desejo, o
interesse e ao prazer pela leitura, quando mesmo, sem saber ler.
No
processo de desenvolvimento deste projeto, o professor exercerá o papel de
articulador, fazendo uma ponte entre o conhecimento e o educando, orientando de
forma competente quanto a maneira correta de usar a máquina, dando liberdade
para que os alunos possam produzir novos conhecimentos de forma criativa e prazerosa,
onde os mesmos terão a função de construtor de sua própria aprendizagem. Enquanto
a tecnologia desempenhará a ação de uma nova ferramenta de suporte que
implicará em melhores resultados na execução deste projeto, facilitando então a
compreensão e assimilação dos conteúdos ministrados, e aquisição da prática com
os computadores.
2. JUSTIFICATIVA
A
leitura e escrita tem sido um grande desafio para as escolas atuais, onde
alunos se apresentam com graves problemas e dificuldades quanto a aquisição de
habilidades para ler, escrever e interpretar textos. Visto que quando
estimulados por meio de novos métodos criativos, apresentando suportes
atrativos, possibilita a redescoberta do prazer de ler e produzir novos
conhecimentos.
Pensando
nesse contexto, é que o projeto “De olho na leitura e escrita das palavras” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a
leitura, a interpretação e a produção por meio de pesquisas, execução de
atividades, e recitação de histórias, mediante a utilização das tecnologias. Com
uma proposta de trabalho interdisciplinar, com a literatura infantil e textos
condizentes com a série a ser desenvolvido o mesmo.
3. OBJETIVO GERAL
Ø Estimular o prazer pela leitura dos diversos gêneros
textuais, de forma que desenvolva no educando a linguagem oral e a expressão
escrita por meio de pesquisas e execução de atividades, utilizando as novas tecnologias
presentes na escola (computador, internet).
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Desenvolver habilidades para produzir palavras, frases e
textos pessoais;
Ø Produzir textos de acordo com determinadas imagens.
Ø Desenvolver o gosto por leituras literárias;
Ø Perceber a importância da leitura e da produção de textos
no processo de formação.
5. DAS DISCIPLINAS E CONTEUDOS
Os conteúdos aqui mostrados serão trabalhados
de forma interdisciplinar.
Ø Português:
Leitura e escrita;
Produção de texto;
Trabalhando a escrita das
palavras;
Gramática:
Gênero, número e grau do substantivo;
Ø Matemática:
Multiplicação
e divisão.
Ø Ciências:
Como
são os seres humanos
Ø História:
Meios de comunicação
Ø Geografia:
Diferentes paisagens
6. RECURSOS:
Humanos:
Ø Professor;
Ø Alunos do 3º ano do ensino fundamental;
Ø E demais profissionais que compõem o corpo docente.
Didáticos:
Ø Quadro
Ø Lápis de quadro branco;
Ø Livros didáticos e da literatura infantil
Ø Revistas.
Tecnológicos:
Laboratório de informática
da escola
TV e DVD
Computadores
7. METODOLOGIA:
Ø Motivação para leitura (apresentação de livros digitais,
por meio de TV, DVD, computador e internet);
Ø Pesquisas de diversos textos que fazem parte da
literatura infantil e de outros gêneros, através da internet, comparando assim
com os livros;
Ø Leitura de contos disponíveis em formato digital;
Ø Produção de palavras, frases e textos, de acordo com
determinadas imagens, utilizando programas disponíveis nos computadores;
Ø Produção de cartaz ou slide;
Ø Ditados;
Ø Utilização de jogos educativos online.
8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1ª ETAPA: Motivação para a leitura e produção de
palavras, frases e textos:
Ø Apresentação de vídeo com historinhas de contos clássicos
da literatura infantil;
Ø Realizar interpretação oral e registrar em folha a parte,
palavras e frases tidas como importantes para uma melhor compreensão.
Ø Dividir a sala em grupos de quatro componentes, onde irão
escolher um dos contos assistidos e reproduzi-lo, de forma resumida, de acordo
com a compreensão tida do mesmo;
Ø OBS: Utilizar a matemática de forma interdisciplinar, para
contar, adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir quantidades de objetos,
seres, datas ou coisas presentes nos elementos de estudo.
2ª ETAPA: pesquisa e comparação de textos e imagens relacionadas ao conteúdo
trabalhado
Ø Utilização da sala de leitura para pesquisa de novos
textos, fazendo comparação com os contos já assistidos, textos pesquisados e
produzidos;
Ø Ditado (em grupo, listar os títulos dos textos
pesquisados)
Ø OBS: O professor fará explicação sobre os diversos meios de
comunicação, destacando inclusive os que estarão sendo utilizados pelos alunos.
Seguida de atividade com o livro didático.
3ª ETAPA: Pesquisa e comparação de textos e imagens
relacionadas ou tema:
Ø Busca de curiosidades sobre o tema em outras fontes, como
internet, assim também como utilização de jogos educativos online.
Ø Produção de texto, utilizando programa disponível no
computador, de acordo com as figuras e cenários criados pelos próprios alunos.
Ø OBS:
O professor realizará explanação sobre como são os seres humanos quanto às
características dos personagens pesquisados, de maneira que estimule o aluno a
comprá-los consigo próprio.
4ª ETAPA: Usando a criatividade e organizando as ideias.
Ø Produção de texto e confecção
de slide, cartaz ou mural de contos para serem expostos e apresentados pelos
alunos;
Ø OBS: O professor realizará explanação sobre diferentes lugares
presenciados nos momentos das pesquisas, de forma que estimule o aluno a
comprá-los com o meio onde está inserido.
5ª ETAPA: compartilhando conhecimentos.
Ø Socialização e apresentações dos trabalhos produzidos
pelos alunos.
9. PROGRAMA EDUCACIONAL
Para
a efetivação desse projeto serão utilizados programas do sistema operacional
LINUX EDUCACIONAL:
10.CRONOGRAMA:
ATIVIDADES
|
1ª etapa
|
2ª etapa
|
3ª etapa
|
4ª etapa
|
5ª etapa
|
Motivação
para a leitura
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
Apresentação
de vídeo
|
x
|
||||
Pesquisa de
novos textos
|
x
|
x
|
x
|
||
Leitura
de diversos gêneros textuais
|
x
|
x
|
x
|
||
Produção
de texto
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
Confecção
de slides ou cartaz
|
x
|
||||
Socialização
e apresentações dos trabalhos produzidos
|
x
|
||||
Utilização
da sala de leitura para pesquisa
|
x
|
||||
Avaliação
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
Apresentação
dos resultados obtidos
|
x
|
11. AVALIAÇÃO:
A avaliação será desenvolvida de forma
contínua, levando em conta:
- A participação e envolvimento dos alunos nas atividades;
- A interação entre os elementos do grupo;
- A apresentação pontual dos materiais solicitados
(pesquisa e textos produzidos);
- A apresentação oral do material pesquisado;
- A avaliação diagnosticada de forma oral.
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
Projeto sacola viajante
Fichas do projeto Sacola Viajante 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário