7 erros do professor em sala de aula
Confira como evitar atividades sem foco ou morosas, que roubam um
precioso tempo da aprendizagem
O problema: Deixar a turma sem
fazer nada ao corrigir exames ou propor que os alunos confiram as avaliações.
A solução: Nesse caso, o antídoto é evitar a ação. Corrigir
provas é tarefa do educador, para que ele possa aferir os pontos em que cada um
precisa avançar. E o momento certo para isso é na hora-atividade.
2. Exigir que todos falem na
socialização
O problema: Durante um debate, pedir que todos os estudantes se
manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
A solução: O ideal é fazer perguntas como "Alguém tem opinião diferente?"
e "E você? Quer acrescentar algo?". Assim, as falas não coincidem e
os alunos são incentivados a ouvir e a refletir.
O problema: Crianças que terminam suas tarefas ficam ociosas ao
esperar que os demais acabem. Além de perder uma chance de aprender, atrapalham
os colegas que ainda estão trabalhando.
A solução: Ter uma segunda atividade relacionada ao tema da primeira para
contemplar os mais rápidos.
O problema: A arrumação de carteiras e mesas para trabalhos em
grupo e rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das
atividades em si.
A solução: Analisar se a mudança na disposição do mobiliário influi, de fato, no
aprendizado. Em caso positivo, vale programar arrumações prévias à aula.
O problema: Abordar o assunto mais quente do momento por várias
aulas, o que pode sacrificar o tempo dedicado ao conteúdo.
A solução: Dosar o espaço das atualidades e contextualizar o tema. Em Geografia,
por exemplo, pode-se falar de deslizamentos de terra relacionando-os aos
tópicos de geologia.
O problema: Pedir que os alunos façam atividades como
lembrancinhas para datas comemorativas sem nenhum objetivo pedagógico.
A solução: Só propor atividades manuais ligadas a conteúdos curriculares - nas
aulas de Artes, por exemplo, para estudar a colagem como um procedimento
artístico.
O problema: Pedir trabalhos individuais sobre um tema sem
nenhum tipo de subdivisão. Como resultado, surgem produções iguais e, muitas
vezes, superficiais.
A solução: Dividir o tema em outros menores e com indicações claras do que
pesquisar. Isso proporciona investigações mais profundas e dinamiza a
socialização.
Resta lembrar que nem tudo o que foge ao
planejamento é perda de tempo. Questionamentos, por exemplo, são indícios de
interesse no assunto ou de que um ponto precisa ser esclarecido. "Para
esse tipo de desvio de rota, vale, sim, abrir espaço. Afinal, são atividades
reflexivas e que auxiliam na aprendizagem", afirma Cristiane Pelissari,
formadora da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
Fonte de pesquisa
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AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA
Formas de avaliação
A principal função da forma de avaliação é
verificar o que o aluno aprendeu e tomar uma base de decisão para aperfeiçoar subsequentemente
o processo ensino-aprendizagem na busca de melhores resultados.
De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).
De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).
a) A avaliação diagnóstica é aquela que ao se iniciar um curso ou um período letivo, dado à diversidade de saberes, o professor deve verificar o conhecimento prévio dos alunos com a finalidade de constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os educandos possuem para o preparo de novas aprendizagens.
b) A avaliação
formativa é aquela com a função controladora sendo realizada durante todo o
decorrer do período letivo, com o intuito de verificar se os alunos estão
atingindo os objetivos previstos. Logo, a avaliação formativa visa,
basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada
etapa da aprendizagem, antes de prosseguir para uma outra etapa subsequente de
ensino-aprendizagem, os objetivos em questão. É através da avaliação formativa
que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para
um estudo sistemático. Essa modalidade de avaliação é orientadora, porque
orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor . É motivadora porque evita
as tensões causadas pelas avaliações.
c) A avaliação somativa tem por função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino, classificando os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
No momento atual a classificação do aluno se processa segundo o rendimento alcançado, tendo por parâmetro os objetivos previstos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa “objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso”. Essas três formas de avaliação devem ser vinculadas ou conjugadas para se garantir a eficiência do sistema de avaliação e a excelência do processo ensino-aprendizagem.
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