CONTEÚDOS
Clique nas imagens para conferir
Apostila
gêneros textuais 4º ano
Atividades relacionadas as festas juninas
Clique na imagem para ver apostila na íntegra
Atividades para Alfabetização
Para ver atividades para alfabetização clique na imagem
Sugestão de avaliação
Texto para a rotina da primeira semana
Para ler o texto na íntegra clique na imagem
ECA
Atividades de incentivo a leitura
Sugestões de atividades de incentivo à leitura
CARDÁPIO DE LEITURA
RODA DA LEITURA: Todos os alunos, sentados em forma de círculo, para a realização da leitura do dia;
VENDER O LIVRO: Todos os alunos, após a leitura do livro, um por vez, farão a apresentação do livro lido. Deverão, no seu momento, convencer aos demais que o livro é bom;
DRAMATIZAÇÃO DO LIVRO O professor deverá sugerir 03 (três livros para os alunos escolherem). Após, realizará a leitura e o desenvolvimento teatral do texto, envolvendo-os na história e na dramatização;
PROPAGANDA DO LIVRO: O aluno fará o papel do autor para promover a propaganda do livro, porém, não poderá contar o final do mesmo;
CAIXINHA DE LEITURA: O professor selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros, colocando-os em uma “caixa”. No momento reservado à leitura, cada aluno retirará da caixinha-surpresa o que deverá ler no dia;
PALANQUINHO: Ao término da leitura, o aluno subirá no palanquinho para falar que parte do livro gostou mais. Ele torna-se o centro das atenções;
CONTADOR DE HISTÓRIA: No momento integração do “curtindo as leituras”, o zelador, o pai, a coordenadora e outros mais, serão convidados para contar uma história;
ALÔ LEITURA: O professor dividirá a turma em grupos de 2 a dois (dois a dois), que simularão uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e o que mais lhe chamou a atenção ao tê-lo;
PAINEL DE LEITURA: Cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele lido. Essa frase vai para o painel, destacando a leitura realizada no dia;
SELF-SERVICE: O professor enfeita uma cadeira para colocá-la em frente aos demais alunos e assim, o alunos escolhido, falará sobre o livro lido;
GIRA-GIRA DO LIVRO: Cada aluno lerá uma página do livro, e ao final, todos terão participado;
MÚSICA NA LEITURA: “Curtindo as leituras” é o momento onde o professor escolherá uma música para trabalhar; a letra, a melodia e a interpretação... é um instante descontraído e diferente;
FEIRA DO LIVRO: O professor promoverá na escola, uma feira de exposição de livros lidos pelos seus alunos. Convidará outras turmas para que, durante o evento, possam apreciar as apresentações dos livros. Cada aluno apresentará 03 (três livros na exposição);
TROCA-TROCA NA LEITURA: Após a realização da leitura diária, o professor fará a divisão da turma em grupos de 02 (dois a dois) ou 03 (três a três), para que, troquem experiências sobre os livros lidos – cada um no grupo fala do livro que leu;
TEATRO NA LEITURA: Lido o livro escolhido, o aluno apresentará o conteúdo da história através de teatro – de vara, fantoches, dobraduras e outros;
RECONTANDO A HISTÓRI:A Momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma fenda, “causo” ou fato real;
TEXTOTECA: É quando o professor colocará à disposição dos alunos, textos diversos para leitura; REPÓRTER DA
LEITURA: O professor escolherá um aluno para ser o repórter. As perguntas deverão ser direcionadas para o questionamento pelo entrevistado;
PERSONAGEM DA HISTÓRIA: Realizada a leitura do dia, o aluno deverá comentar os personagens que mais se destacaram na história em questão;
CADERNO DE LEITURA: O professor sorteia um aluno para trazer um texto que será lido naquele dia;
BIBLIOTECA: O professor deverá escolher um dia para levar os alunos para a biblioteca;
MURAL DE TEXTOS: O professor pedirá aos alunos que tragam de casa textos variados, que deverão ficar afixados em mural para que os alunos leiam;
RECEITA CULINÁRIA: Você traz vários livros de culinária, pede para escolher sua receita predileta, escrevê-la no caderno e interpretá-la, começando por: qual é o título do texto? Se for possível, faça o dia da culinária, execute com a turma uma receita;
CINEMA: Levá-los a conhecer o cinema da cidade e dar-lhes a oportunidade de assistir um filme para depois debatê-lo;
CORREIO NA ESCOLA: Nos livros de Magda Soares há todos os procedimentos de uma carta. Depois de desenvolver esse processo da criação de uma carta com os alunos, peça-lhes que enviem pelo correio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário