Geografia







     Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.



     Os meios de transporte são o reflexo da sociedade. Conforme o homem evoluía, a maneira de se transportar se transformava. Primeiro, a necessidade o fez  pensar em meios básicos para ajudá-lo, como construir botes para atravessar rios e usar animais como força de tração. Depois, a ciência o auxiliou: foram construídos meios de transportes mais rápidos, mais seguros e que chegavam cada vez mais longe, a ponto do homem conseguir chegar ao espaço.


HISTÓRIA DOS MEIOS DE TRANSPORTES

     No princípio, o homem se locomovia apenas caminhando. A pé, ele venceu grandes distâncias, muitas vezes descalço. À medida que se desenvolvia intelectualmente, pode aperfeiçoar seu transporte anatômico, produzindo os primeiros sapatos com couro de animais para proteger os pés, o que dava resistência para chegar mais longe.
     Segundo alguns estudiosos, o primeiro meio de transporte inventado foi aquático, ainda na Pré-História. Para construir as canoas e botes usados para atravessar rios e lagos, os homens usavam troncos de madeira, bambus e juncos.


É possível que o transporte terrestre pioneiro tenha sido o trenó, uma espécie de prancha de madeira puxada por um animal doméstico, como cachorros ou mesmo por outras pessoas. A domesticação de animais inovou o transporte terrestre; cavalos, burros, camelos e bois, por exemplo, passaram a ser usados para facilitar a locomoção humana.
Um elemento muito importante é a roda: ela proporcionou, a partir de sua invenção, em 3000 a. C., na Mesopotâmia, uma revolução. Apesar de rudimentar e muito pesada, foi possível tornar o transporte mais eficaz quando elas foram aplicadas em carros tracionados por animais de grande porte, domesticados pelo homem.



Na antiguidade, foram construídas estradas, pavimentadas com pedras, para facilitar a passagem dos veículos com rodas para diversos fins (comercial, político, social, construção civil, etc.). Os primeiros povos a construir estradas foram os egípcios, mas com certeza os que mais se destacaram foram os romanos, que tinham como intenção ligar Roma aos territórios dominados pelo seu grandioso império.







Os transportes TERRESTRES podem ser divididos em rodoviário, ferroviário e tubular.






 




MEIO DE TRANSPORTE TERRESTRE: tubular ou dutoviário

O TRANSPORTE TUBULAR é utilizado normalmente para transportar produtos através de condutos tubulares, normalmente petróleo e gás natural. São mais conhecidas como:

GASODUTO - no caso de transporte de gás natural
OLEODUTO - no caso de transporte de petróleo e seus derivados líquidos
ALCOOLDUTO - no caso de transporte de etanol



Os transportes AQUÁTICOS

Os transportes AQUÁTICOS podem servir para fins comerciais e para as necessidades básicas de algumas comunidades ribeirinhas, onde é o único meio.

O TRANSPORTE AQUÁTICO OU HIDROVIÁRIO DIVIDE-SE EM:

MARÍTIMO
O transporte marítimo é aquele realizado por navios em oceanos e mares.




FLUVIAL
Navegação fluvial é a interna, ou seja, dá-se dentro do país e/ou continente, pois é a navegação praticada em rios.


LACUSTRE
Navegação lacustre é aquela realizada em lagos e tem como característica a ligação de cidades e países circunvizinhos.





Transportes AÉREOS

Os transportes AÉREOS, que são mais recentes, têm como vantagem a rapidez, são mais eficientes comercialmente e tem sido os preferidos para viagens internacionais e nacionais.




TRANSPORTE PÚBLICO

Apesar da evolução, o transporte se transformou em um problema nos últimos anos. As grandes cidades possuem grande fluxo de pessoas circulando todos os dias. O tráfego por terra tem ficado mais lento, conforme o número de carros aumenta e o transporte coletivo ou público não atende às necessidades da população: são lotados, circulam em quantidade insuficiente e são muito mais lentos. Esses problemas não são os únicos: as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, que ocorre com a queima de combustíveis fósseis, são  responsáveis por grande parte da poluição do ar nas cidades.




AS CONSEQUÊNCIAS DE TANTOS CARROS

quando se trata de transportar pessoas, o automóvel é o principal meio de transporte do Brasil; ele se tornou mais popular quando a indústria automobilística se instalou no país na década de 50. Desde então, o acesso se tornou maior, assim como número de carros nas ruas. A consequência de tantos carros são os congestionamentos e também os acidentes.


SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A segurança no trânsito é muito  importante: motoristas e passageiros devem ter noções básicas de como podem prevenir acidentes, com direção defensiva, por exemplo. O uso do cinto de segurança é a mais básica de todas as recomendações, assim como manter as crianças em uma cadeirinha ideal para sua idade, no banco de trás. Depois, a atenção e a responsabilidade que os motoristas devem ter para não causar nenhuma tragédia são essenciais.




Dicas de segurança no trânsito

Ø Mantenha uma distância segura dos carros a frente;
Ø Use cinto de segurança sempre;
Ø Crianças menores de 10 anos devem ficar no banco de trás, acomodadas em cadeirinhas apropriadas para cada faixa etária, de acordo com a nova lei de 2010;
Ø Não falar no celular enquanto dirige, pois pode perder a concentração e diminuir a velocidade, o que pode causar acidente;
Ø Ande sempre na velocidade via, o excesso de velocidade é um dos maiores causadores de acidentes de trânsito;





Slide: Meio de transporte




Nenhum comentário:

Postar um comentário