Matemática

Atividade relacionada a festa junina



Apostilas de Matemática com atividades






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Problemas de Adição e Subtração

PROBLEMAS DE INTERPRETAÇÃO
1) Marcelo tem 275 chaveiros. Felipe tem 187 a mais que Marcelo. Sandro tem 383. Quantos chaveiros os três meninos têm juntos?

2) Um feirante comprou 8 centenas de laranjas, 2 centos e meio de mangas e 670 abacaxis para vender na feira. Quantas frutas o feirante comprou?

3) Anita nasceu em 1986. Em que ano ela fará 30 anos?

4) Numa campanha, foram arrecadadas 4830 camisas, 2670 calças e 1516 vestidos. Quantas peças de roupa foram arrecadas?

5) No dia das crianças, papai distribuiu 370 bonecas, 480 carrinhos e 890 bolas. Quantos brinquedos papai distribuiu?

6) Luciano nasceu em 1972 e tem um irmão 7 anos mais velho. Em que ano nasceu o irmão de Luciano?

7) Um vendedor de furtas saiu de casa pela manhã com 350 bananas e, ao voltar, trazia 70. Quantas bananas vendeu?

8) Para fazer uma viagem, uma pessoa saiu de casa às 8 horas e chegou ao seu destino às 17 horas do mesmo dia. Quanto tempo durou a viagem?

9) Em 1994, Rosa completou 33 anos. Em que ano ela nasceu?

10) Jair tem 680 bolas de gude e José tem 120. Quantas bolas de gude Jair tem a mais que José?

11) Numa livraria havia 586 livros de poesia. Foram vendidos 283. Quantos livros ainda não foram vendidos?

12) Pedro tem 8 anos e seu pai tem 36. A idade da mãe é a diferença entre idade do pai e a do filho. Qual é a idade da mãe de Pedro?

13) Numa escola havia 1400 alunos, sendo 380 no primeiro período e 430 no segundo. Quantos alunos havia do terceiro período?

14) Tenho de pagar 2 dívidas, uma de R$58,00 e outra de R$89,00.  Quanto falta se já possuo R$120,00?

15) Pedro tem 1972 bolinhas. Maria tem 380 bolinhas a menos que Pedro. Quantas bolinhas têm os 2 juntos?

16) Em que ano completou 32 anos uma pessoa que fez 48 anos em 1999?

17) Em uma estante cabem 450 livros. Eu coloquei 162 e minha irmã 184. Quantos livros faltam para completa a estante?

18) Um pipoqueiro fez 450 sacos de pipocas doces e 580 sacos de pipocas salgadas. Vendeu 336 sacos de pipocas doces e 265 sacos de pipocas salgadas. Quantos sacos de pipocas sobraram?

19) Juliana tem 210 figurinhas. Carla tem 36 figurinhas a mais do que Juliana e Sílvia tem 75 figurinhas a menos que Carla. Quantas figurinhas Sílvia tem?

20) Mamãe comprou 45 bandeirinhas vermelhas e 38 azuis. Quantas bandeirinhas faltam para completar um cento?
















Realizar as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão com números decimais requer o conhecimento de algumas regras que caracterizam esse conjunto.


Quando começamos a trabalhar com os números racionais, deparamo-nos com os números decimais, aqueles que possuem vírgula. Esses números possuem algumas características que merecem nossa atenção. Eles são formados por uma parte inteira e outra parte decimal, sendo que os números que estão do lado esquerdo da vírgula compõem a parte inteira, e os que estão à direita representam a parte decimal. Vejamos um exemplo:


                                      1,357
                                       |     |

Parte inteira  <------------------ font="" nbsp="">|------------------>     Parte Decimal

Quando desejamos realizar operações de adição ou de subtração, podemos utilizar o algoritmo de cada operação. Mas devemos nos lembrar de que a parte inteira deve somar apenas com outra parte inteira, do mesmo modo a parcela decimal deve ser operada com a outra que também é decimal. Para evitar enganos, é recomendável que façamos o algoritmo colocando sempre a vírgula embaixo de outra vírgula. Vejamos alguns exemplos:

Exemplos de adição e subtração com números decimais
Exemplos de adição e subtração com números decimais

Na imagem, temos alguns “zeros” em vermelho. Isso aconteceu porque nem sempre todos os números terão a mesma casa de números decimais e, a fim de melhorar nossos cálculos, devemos preencher com zeros os espaços vazios à direita.
Em se tratando de multiplicação, não há a necessidade de colocarmos vírgula embaixo de vírgula. Devemos realizar a multiplicação da forma tradicional, mas devemos lembrar que é necessário unir a quantidade de casas decimais. Por exemplo, o caso da multiplicação de 0,075 por 0,001. Ao fazermos a multiplicação normalmente, desconsiderando a vírgula, obtemos o resultado 75, mas o primeiro número tem três algarismos após a vírgula, e o segundo, três algarismos. Portanto, a resposta é 0,000075. Vejamos alguns exemplos:

Exemplos de Multiplicação com números decimais
Exemplos de Multiplicação com números decimais

A divisão de números inteiros requer a nossa atenção para alguns detalhes. Vejamos os possíveis casos de divisões:
1º – Divisão de números inteiros
a) Quando o dividendo é maior que o divisor:

Divisão de inteiros
Divisão de inteiros

Nesse caso, poderíamos ter finalizado a divisão tendo como quociente o número 8 e deixando 3 como resto. Como demos continuidade, foi necessário acrescentar o zero ao fim dos números que seriam divididos para concluir a divisão. Quando é necessário fazer o acréscimo do zero, colocamos uma vírgula no quociente.
b) Quando o dividendo é menor que o divisor:

Divisão de inteiros
Divisão de inteiros

Nesse exemplo, queremos dividir 4 por 8. Mas para conseguir fazer esse cálculo, é necessário aumentar o dividendo. Então antes de iniciar a divisão, precisamos acrescentar um zero após o 4, transformando-o em 40. Ao fazer isso, colocamos um zero e uma vírgula no início do quociente para em seguida iniciar de fato a divisão. Caso fosse necessário, poderíamos colocar outro zero no dividendo, então haveria 400, e, no quociente, acrescentar outro zero após a vírgula, ficando com 0,0. É possível realizar esse processo quantas vezes forem necessárias.
2º – Divisão entre inteiros e decimais
a) Dividendo inteiro e divisor decimal
Divisão de inteiro por decimal
Divisão de inteiro por decimal

Quando precisamos dividir um número inteiro por outro que é decimal, é necessário tornar o dividendo também um número decimal. Para isso, basta acrescentar uma vírgula e um zero e verificar se o dividendo e o divisor possuem a mesma quantidade de números após a vírgula. Se for necessário, podemos acrescentar zeros até ficarem iguais. Feito isso, desconsideramos a vírgula e realizamos a divisão normalmente.
a) Dividendo decimal e divisor inteiro
Divisão de decimal por inteiro
Divisão de decimal por inteiro

Semelhantemente ao caso anterior, precisamos que o divisor seja também um número decimal. Para tanto, acrescentamos nele a vírgula e um zero e verificamos se a quantidade de zeros após a vírgula é mesma para o divisor e para o dividendo. Feito isso, podemos realizar a divisão como de costume.
3º – Divisão entre decimais
Para realizar a divisão entre números decimais, é necessário que ambos tenham a mesma quantidade de números após a vírgula. Como já foi dito, acrescentamos zeros ao fim do número até que consigamos igualar a quantidade de casas decimais. Feito isso, desconsideramos as vírgulas e realizamos a divisão.
Divisão entre decimais
Divisão entre decimais



Assista aos vídeos e compreenda melhor a divisão com números decimais















_______________Numeração decimal______________


Transformação de números decimais em frações decimais
   Observe os seguintes números decimais:
  • 0,8 (lê-se "oito décimos"), ou seja, .
  • 0,65 (lê-se "sessenta e cinco centésimos"), ou seja, .
  • 5,36 (lê-se "quinhentos e trinta e seis centésimos"), ou seja, .
  • 0,047 (lê-se "quarenta e sete milésimos"), ou seja, 
    Verifique então que:
  
 Assim:
   Um número decimal é igual à fração que se obtém escrevendo para numerador o número sem vírgula e dando para denominador a unidade seguida de tantos zeros quantas forem as casas decimais.

Transformação de fração decimal em número decimal
   Observe as igualdades entre frações decimais e números decimais a seguir:

   Podemos concluir, então, que:
    Para se transformar uma fração decimal em número decimal, basta dar ao numerador tantas casas decimais quantos forem os zeros do denominador.

Numeração decimal

Decimais equivalentes
   As figuras foram divididas em 10 e 100 pares, respectivamente. A seguir foram coloridas de verde escuro 4 e 40 destas parte, respectivamente. Observe:

                                 
                    

 


        

   Verificamos que 0,4 representa o mesmo que 0,40, ou seja, são decimais equivalentes.
   Logo, decimais equivalentes são aqueles que representam a mesma quantidade.
Exemplos:

0,4 = 0,40 = 0,400 = 0,40008 = 8,0 = 8,00 = 8,000
2,5 = 2,50 = 2,500 = 2,500095,4 = 95,40 = 95,400 = 95,4000
  
 Dos exemplos acima, podemos concluir que:

   Um número não se altera quando se acrescenta ou se suprime um ou mais zeros à direita de sua parte decimal.




Comparação de números decimais
   Comparar dois números decimais significa estabelecer uma relação de igualdade ou de desigualdade entre eles. Consideremos dois casos:
   1º Caso: As partes inteiras

O maior é aquele que tem a maior parte inteira.
  
 Exemplos:
   3,4 > 2,943, pois 3 >2.                                10,6 > 9,2342, pois 10 > 9.

  
 2º Caso: As partes inteiras são iguais

    O maior é aquele que tem a maior parte decimal. É necessário igualar inicialmente o número de casas decimais acrescentando zeros.
   Exemplos:
  • 0,75 > 0,7 ou 0,75 > 0,70  (igualando as casas decimais), pois 75 > 70.
  • 8,3 > 8,03  ou  8,30 > 8,03 (igualando as casas decimais ), pois 30 > 3.   






___________________Atividade_____________________


Sugerimos que você tente resolver as questões primeiramente, pois as respostas estão na página apenas para incentivá-lo a aprender mais. Para verificar a resposta, posicione o cursor sobre .

  1. Qual é a alternativa que representa a fração 9/2 em números decimais?
    a. 3,333
    b. 4,25
    c. 5,01
    d. 4,5
    
  2. Qual é a alternativa que representa a fração 35/1000 em números decimais?
    a. 0,35
    b. 3,5
    c. 0,035
    d. 35
    
  3. Qual é a alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?
    a. 65/10
    b. 65/100
    c. 65/1000
    d. 65/10000
    
  4. Observe as frações e suas respectivas representações decimais.
    1. 3/1000 = 0,003
    2. 2367/100 = 23,67
    3. 129/10000 = 0,0129
    4. 267/10 = 2,67
    Utilizando as igualdades acima, escolha a alternativa correta?
    a. I e II
    b. I e IV
    c. I, II e III
    d. I, II, III e IV
    
  5. Qual é a alternativa que representa a soma dos números decimais 0,65 e 0,15?
    a. 0,70
    b. 0,77
    c. 0,67
    d. 1,00
    
  6. Qual é a alternativa que representa a soma 4,013+10,182?
    a. 14,313
    b. 13,920
    c. 14,213
    d. 14,083
    
  7. Qual é a alternativa que é igual à subtração do número decimal 242,12 do número decimal 724,96?
    a. 48,284
    b. 586,28
    c. 241,59
    d. 482,84
    
  8. Qual é a alternativa que representa a subtração 3,02-0,65?
    a. 2,37
    b. 3,37
    c. 1,32
    d. 23,7
    
  9. Para cada caso, somar o número de uma linha com o número de uma coluna. O resultado fica no cruzamento da linha com a coluna. Clicar sobre o botão para ver se você acertou a soma?


    Soma1,252,53,76,2
    0,25
    0,3
  10. Para cada caso, subtrair o elemento de cada linha (cor verde) dos elementos das colunas (cor azul). Pressione os botões para ver se acertou.
  11. Subtração1,252,53,76,2Respostas
    0,25
    0,3
    0,07
  12. O número decimal 0,03 pode ser escrito por extenso como:
    a. três décimos
    b. três centésimos
    c. três milésimos
    
  13. Associar o número 15,435 à alternativa que o representa:
    a. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos
    b. Cento e cinquenta e quatro e trinta e cinco centésimos
    c. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos
    
  14. Assinalar a alternativa com a resposta da adição 4/7+2/7:
    a. 5/7
    b. 6/14
    c. 7/6
    d. 6/7
    
  15. Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro.
    Qual alternativa representa a soma destas frações?
    a. 5/8
    b. 7/8
    c. 9/8
    d. 8/7
  16. Qual é a fração que representa a parte colorida na figura?
    a. 3/2
    b. 6/1
    c. 5/6
    d. 6/5
    
  17. Associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2 com as letras, segundo os seus devidos lugares na reta numerada.
    a. A = 1/2, B = 9/2, C = 3/2
    b. A = 9/2, B = 3/2, C = 1/2
    c. A = 3/2, B = 1/2, C = 9/2
    
  18. Qual das faixas em azul, na tabela representa a fração 5/10?
    a.
    b.
    c.
  19. Qual é a fração mais simples que equivale a 14/21?
  20. Qual das alternativas representa a subtração 8/9-6/9?
    a. -2/9
    b. 2/9
    c. 14/9
    d. 1/4
    
  21. Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro.
    Qual é a alternativa que representa a diferença destas frações indicada na figura?
    a. 1/2
    b. 3/4
    c. 1/4
    d. 4/4
    
  22. Usando uma folha de papel ou um caderno, realizar as operações indicadas abaixo e confirmar as respostas indicadas.
    a. 3,9 × 8,2 = 31,98
    b. 2,315 × 6 = 13,89
    c. 26,45 : 5 = 5,29
    d. 58,24 : 2 = 29,12
    e. 4/5 × 3 × 7 = 12/35
    f. 6/7 × 5/3 = 10/7
    g. 2/5 : 8/7 = 7/20
    h. 7/9 : 3/16 = 112/27
    
  23. Qual alternativa representa a dízima periódica 0,555... ?
    a. 5/3
    b. 5/2
    c. 5/4
    d. 5/9
    
  24. Quando calculamos 30% de 100, obtemos:
    a. 10
    b. 20
    c. 30
    d. 40
    
  25. Quando calculamos 3% de 120, obtemos:
    a. 36
    b. 3,6
    c. 0,36
    d. 360
    
  26. Qual é a alternativa que corresponde a 55% de $500,00?
    a. $250,00
    b. $275,00
    c. $300,00
    d. $265,00
    
  27. Qual é a dízima periódica representada pela fração 10/3?
    a. 0,333...
    b. 1,111...
    c. 3,0303...
    d. 3,333...
    
  28. Escrever a fração 5/3 na forma de um número decimal.
    a. 1,666...
    b. 1,6060...
    c. 1,0606...
    d. 2,1010...
    
  29. Qual é o sinal de desigualdade que deve ser posto em cada situação abaixo? Para verificar se você acertou a questão, pressione o botão que aparece em cada caso e constate que você sabe comparar números decimais?
    0,29  0,218,9  9,21,03  10,2
    10,01  9,992,09  1,90,901  9,01
  30. Qual é a palavra: "maior" ou "menor" que ser posta entre cada par de frações, nas situações abaixo? Pressione o botão para cada caso e constate que você sabe comparar frações.
    1/5  1/32/7  3/93/4  1/2
  31. Após observar as desigualdades, indique qual é a alternativa correta.
    1. 10,001<9 p="">
    2. 2,09>1,9
    3. 9,01<0 p="">
    a. I e II estão certas
    b. II está errada
    c. I e III estão erradas
    d. Todas estão erradas



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